terça-feira, 27 de julho de 2010

São Domingos de Sávio: Padroeiro dos coroinhas


São Domingos de Sávio

Nascido em Riva, Piedmont, Itália, em 1842; e morreu em Mondonio também na Itália em 9 de março de 1857. Foi beatificado em 1950 e canonizado em 1954.

Domingos era um de três filhos de um ferreiro e uma costureira, e cresceu com desejos de ser um padre. Quando São João Bosco começou a treinar jovens como clérigos para ajudá-los no cuidado de meninos de rua, em Turim o padre da paróquia de Domingos o recomendou a João Bosco, o qual mais tarde escreveu a biografia de Domingos de tão impressionado que ficou ao conhecê-lo.

Sua receita de fé era simples, pregava submissão a Deus e a dedicação de amor ao próximo. Sua infância ficou marcada pela primeira comunhão (que era normal ser feita aos doze anos), feita com a fervor aos sete anos, e se distingue pelo cumprimento do dever em seu lema: “ANTES MORRER DO QUE PECAR”. Essa idéia o seguiu até o final da sua vida.

Em outubro de 1854, na idade de 12 anos, Domingos tornou-se um estudante no Oratório de São Francisco de Sales em Turim. Muito dedicado na oração, ele também fazia vários trabalhos, como varrer o chão e tinha especial paciência e cuidado com os jovens mais travessos.

Logo que começou no Oratório Domingos separou uma luta entre dois rapazes que se atiravam pedras. Segurando um crucifixo entre eles ele disse: “Antes de lutarem olhem para isto” e em seguida disse “Jesus não tinha nenhum pecado e Ele morreu perdoando os seus executores, nós vamos ofendê-lo sendo por vontade própria vingativos?”.

Ele escrupulosamente seguia as normas da casa e com isso angariava o ressentimento dos outros jovens que esperavam dele o mesmo comportamento. Não obstante, ele nunca ofendia quem o tratava mal.

Uma das mais belas passagens da vida desse pequeno gigante da fé foi com apenas 10 anos de idade, quando se responsabilizou por um erro cometido por um colega seu. Quando o delito foi descoberto, causou espanto à maioria dos professores que o conheciam, e quando questionado o porquê havia encoberto o erro de seu colega ele respondeu que, como seu amigo já tinha vários precedentes e com mais aquele seria expulso da escola, ele preferia assumir a culpa, já que sobre ele não havia outras acusação.

Dom Bosco contou ao Papa Pio IX o desejo de Domingos Sávio de servir na Inglaterra. Na verdade, o Papa Pio IX tinha vontade de restaurar a hierarquia da Igreja na Inglaterra, separada da Igreja Católica desde o século XVI.

Entretanto, a frágil saúde de Domingos piorou e ele foi enviado para Mondonio, sua cidade natal, para uma mudança de clima. Foi diagnosticado como tendo tuberculose e logo começou a sangrar e isso apressou sua morte. Ele recebeu os últimos sacramentos e pediu ao padre para ler a oração dos mortos e no final ele sentou-se e disse: “ADEUS MEU CARO PADRE”; sorriu e exclamou: “ESTOU VENDO COISAS MARAVILHOSAS”. Logo depois ele morreu sorrindo tão calmo e feliz que ninguém duvidou de sua visão do paraíso.

Pouco tempo depois, São João Bosco escreveu sua biografia, o que contribuiu para a sua canonização. Ele foi à pessoa mais jovem não-mártir a receber a canonização, na historia da Igreja.

Ele é o padroeiro dos coroinhas da igreja e delinqüentes juvenis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário