sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ano Jubilar da Paróquia São Benedito


Na quarta-feira dia 9 de fevereiro de 2011, a Paróquia São Benedito de Capivari, pertencente a Diocese de Piracicaba comemorou seus 50 anos de vida e missão. Ela foi criada em 9 de fevereiro de 1961 por Dom Aníger Francisco de Maria Melillo e sua instalação ocorreu no dia 12, com a posse do primeiro pároco.

Em ação de graças pelo Jubileu de Ouro, celebra-se missa solene no dia 9, com início às 20 horas, presidida pelo bispo Dom Fernando Mason, concelebrada pelo pároco, Padre João Quaresma, e por outros sacerdotes.

DADOS HISTÓRICOS - A paróquia tem como padroeiro São Benedito, o negro, religioso franciscano, um dos grandes santos da devoção popular. A origem dessa devoção em Capivari remonta ao tempo da escravidão. Em 7 de outubro de 1860 foi fundada a Irmandade de São Benedito que se reunia na igreja matriz de São João Batista.

Em 1911, a Irmandade manifestou o desejo de construir uma capela em honra do santo mas o desejo só se concretizou em 1923, quando conseguiu o terreno doado pelo Sr. João Jarussi. No ano seguinte, iniciou-se o trabalho de escrituração, elaboração da planta da capela e compra do material. A primeira parte da construção foi concluída em 1930. Dois anos depois, iniciou-se a segunda parte.

A comunidade que se reunia em torno da capela foi crescendo o que levou Dom Aníger, segundo bispo diocesano, a elevá-la a paróquia, através de decreto de criação de 9 de fevereiro de 1961, em terreno desmembrado da Paróquia São João Batista.

Seu primeiro pároco foi o Padre Eusébio Van Den Aardweg que tomou posse no dia 12 de fevereiro de 1961 e permaneceu até 21 de janeiro do ano seguinte. Depois vieram os padres Teodulo Tabak, Gentil Aguiar, João Van Hattum e José Martinho Verhoven, todos sacerdotes da Congregação dos Sagrados Corações.

A partir de 1983, a paróquia foi confiada a padres diocesanos: Monsenhor Romário Pazzianotto, Luiz Simioni, Carlos Roberto Dóllo e o atual, Padre João Quaresma, que tomou posse em 28 de janeiro de 2006.

Um comentário:

  1. Uma vez vc visitou o meu blog e fiquei devendo uma visita ao seu.

    Olhei todo o seu blog e gostei muito, parabéns.

    Que Deus nos abençoe e nos guarde.

    Carlos Garcia
    catequese-viva.blogspot.com

    ResponderExcluir