sábado, 9 de outubro de 2010

Bíblia, Palavra de Deus!!

Setembro foi mês da Bíblia, o livro mais importante que temos e o instrumento principal da catequese.
A palavra Bíblia quer dizer biblioteca, por que nela encontramos vários livros, 73 ao todo, sendo 46 livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.
Hoje a maneira mais adequada de se ler a Bíblia é fazendo-se uma Leitura Orante, onde, como o próprio nome diz a leitura se torna uma oração e não uma simples leitura, como a de quando lemos um livro qualquer. Os passos para se fazer a Leitura Orante da Bíblia são:
  • Preparar o Ambiente Exterior com flores, vela, ... um ambiente agradável para a leitura.
  • Preparar o Ambiente Interior, silenciar nosso coração e trazer Deus até mim. Devemos silenciar nosso coração, por que a mentira é inimiga do silencio, e sendo assim, torno-me transparente diante de Deus.
  • Leitura da Palavra: quando formos fazer a Leitura Orante já devemos ter escolhido o texto bíblico, devemos iniciar com textos curtos e de preferência pelos Evangelhos. Após ler o texto devemos trazer o texto em nosso pensamento e ver o que mais me chamou atenção nele. E a pergunta é: "O que o texto me diz?"
  • Meditação: "O que o texto me diz?" Deus nos fala no silêncio e no silêncio devemos ouvir. Marcar o versículo que mais chamou a atenção e guardá-lo em seu coração.
  • Oração: "Falar com Deus e não de Deus!" Nesse momento devemos refletir no que o texto me diz, e através dele conversar com Deus, dizer tudo o que se tem vontade.
  • Contemplação: "Ver com o olhar de Cristo!" Nesse momento não se diz nenhuma palavra, apenas devemos admirar Deus e sua obra, ver da maneira como Ele vê, se sentir tocado por Ele.
  • Compromisso: Assumir um novo compromisso com Deus, e não se esquecer que Deus é uma pessoa presente em nossa vida.
  • Despedida: É o momento de encerrar a oração, devemos dizer um até logo e não um adeus, pois já temos um novo encontro marcado. Para terminar podemos rezar um Pai-Nosso, apagar a vela, mas não apagar o amor. Devemos ter em mente que a partir do momento que marcamos um novo compromisso, devemos assumí-lo, e se não for possível, fazer uma oração e remarcar o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário