terça-feira, 29 de junho de 2010

Pedro e Paulo, Apóstolos

Hoje celebramos o dia de São Pedro e São Paulo. Quando falamos de Pedro, lembramo-nos de instituições, poder, hierarquia. Fez parte dos Doze. Foi uma testemunha ocular da vida de Jesus.
Quando Falamos de Paulo, lembramo-nos do carisma, da evangelização, da pregação. Pregou o Evangelho do Senhor depois de sua conversão, que se deu a caminho de Damasco.
Pedro e Paulo são dois nomes que, ao longo dos séculos, personificaram a Igreja inteira em sua ininterrupta Tradição.

Comercial da Igreja Catolica nos EUA

Missa: O Sacrifício de Cristo

A Missa é a maior, mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico. A Missa é o Sacrifício de Cristo. Nela lembramos Sua vida, Seus ensinamentos; participamos deste sacrifício, recebendo o Próprio Cristo. Vejamos as partes que compõe a Missa:

ENTRADA: É a procissão do povo de Deus que se dirige à casa do Pai. Todos estão alegres cantando.

SAUDAÇÃO: O Sinal da Cruz demonstra que a Missa é realizada em nome de Deus.

ATO PENITENCIAL: Nos faz reconhecer que somos pecadores e que a misericórdia de Deus é maior que os nossos pecados.

HINO DE LOUVOR: Depois de pedir perdão, junto e diante de toda a Comunidade, estamos em condições de glorificar a Deus. Cantemos ou rezemos, com alegria o Glória.

RITO DA PALAVRA: Até agora Deus nos ouviu. É nossa vez de ouví-Lo nas três leituras tiradas da Bíblia, intercaladas pelo Salmo de Meditação e a Aclamação do Evangelho.

Fomos acolhidos, recebemos o perdão, ouvimos a palavra de Deus, e o celebrante explica as leituras na homilia. Vamos sintetizar tudo isso, rezando o Creio em Deus Pai, que contém as verdades fundamentais da nossa fé.

ORAÇÃO DOS FIÉIS: Toda a comunidade faz os pedidos, conforme as suas necessidades. Rezemos também pelos governantes, pelos que sofrem, pelo mundo inteiro.

OFERTÓRIO: É hora de colocar sobre o altar toda nossa vida para ser consagrada. Por isso, não pode ser oferta só de dinheiro, de mantimentos para os pobres, mas da vida, para recebermos forças na luta do dia-a-dia. O sacerdote oferece a Deus tudo o que é colocado no Altar.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA: Nesta oração o pão e vinho são transformados no Corpo e no Sangue de Cristo. Recordamos o momento em que Cristo deu a sua vida por nós. Ele está presente sobre o altar; não o vemos, mas sabemos isto pela fé. A oração por Cristo, com Cristo e em Cristo, resume este ato da fé. Ao pronunciarmos o Amém, queremos dizer que aceitamos tudo, com amor e gratidão.

PAI NOSSO: É a oração que Jesus nos ensinou e é a mais completa das orações. Essa oração nos torna irmãos, porque Deus é nosso Pai.

ORAÇÃO PELA IGREJA: a Igreja, Santa pela graça de Deus e pecadora porque realizada por pecadores e em favor de pecadores, pede pela unidade de seus filhos para testemunho de Jesus Cristo, na fé e na caridade.

SAUDAÇÃO DA PAZ: desejamos a paz do Cristo a todas as pessoas: aos amigos e aos inimigos. Só Cristo pode, realmente, nos dar a paz e ajudar-nos a viver como irmãos.

CORDEIRO DE DEUS: pedimos três vezes que tenha piedade de nós, para frisar bem que só Deus tira os pecados do mundo e o quanto precisamos de perdão. Não somos dignos de sermos perdoados, mas Jesus quer nos perdoar e ficar conosco.

COMUNHÃO: é a hora da refeição, onde o próprio Cristo é o nosso alimento. Com atitudes de amor, respeito e atenção, nós recebemos Jesus. Unimo-nos com todas s pessoas que sofrem e se alegram, pois em Jesus somos todos irmãos.

“A Eucaristia é um tesouro que Jesus, o Rei imortal e eterno, deixou como Mistério da Salvação para todos os que nele crêem. Comungar é receber Jesus Cristo, Rei dos Reis, para alimento de vida eterna.”

DESPEDIDA: Ao despedir-nos, devemos estar cheios da Graça de Deus. O sacerdote diz: “Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe”, e nos abençoa em nome da Santíssima Trindade. Respondemos: Amém. Mas na verdade a Missa não termina, ela continua durante a semana.

Podemos ver que no início e no fim da Missa, o sacerdote invoca o proteção da Santíssima Trindade. Vemos assim que a Missa, além de ser Bíblica, contem todo o Mistério da nossa fé e salvação.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Nossa Senhora com o menino Jesus, Primeira Catequista

Oraçâo dos Catequistas

Pai, nós te agradecemos
porque nos reuniste, mais uma vez,
diante de Ti e em Teu nome.

Tu nos apresentas a Tua Palavra,
aquela que inspirastes aos Profetas,
a Maria, mãe de Teu filho Jesus,
e aos apóstolos para transmiti-la
aos irmãos que necessitam conhecer-Te.

Faze que sempre tenhamos a Palavra
nas mãos e em todo nosso ser,
pela escuta, pela oração, pelo testemunho
e pelas exigências que elas nos impõe
e lutar por uma sociedade fraterna e justa,
conforme o Teu projeto de amor.

Envia-nos o Teu Espírito
para que possamos viver a Tua Palavra
com amor e simplicidade, a fim de que
ela transforme as nossas vidas.

Que os nossos corações
estejam sempre abertos para acolher
os irmãos mais necessitados.

Isto nós Te pedimos, ó Pai,
em união com Maria, a grande catequista,
por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Amém